quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Árbitro prejudica a Portuguesa no empate com o Jardim do Lago


No CT Pinóquio, Portuguesa e Jardim do Lago apresentaram um futebol do tamanho e qualidade da Copa Gazeta Ouro (15/11/2009). Dentro das quatro linhas uma partida disputadíssima e com lances polêmicos. O empate em dois gols foi melhor para o Jardim do Lago, que venceu na primeira rodada. Para a Lusa, que poderia ter vencido a partida, o resultado teve gosto amargo ao final dos 90 minutos.
O Jardim do Lago, que derrotou na rodada anterior o Nova Itália por 2 a 1, entrou em campo mais tranquilo em relação a Portuguesa, que na estreia da competição empatou em dois gols com o Santa Cruz. Na verdade, os dois treinadores utilizaram da cautela nos minutos iniciais do jogo.
O técnico Rena tinha nos atacantes Mateus e Everton suas principais opções para chegar ao gol da Portuguesa. Do lado da Lusa, o técnico Maciel optou pela marcação para evitar o trabalho dos atacantes adversários.
Desta forma, a partida tornou-se concentrada na meia-cancha. No Lago, Baca preferiu ser marcador enquanto na lateral-esquerda Wiliam esporadicamente chegava a frente. No time Luso, Fabinho e Zoínho também não se arriscavam.
Quem primeiro incomodou foi a Portuguesa, em lance que ocorreu aos 10 minutos, O atacante Sapinho escapou pela direita e bateu cruzado. Mas quem surpreendeu foi o Jardim do Lago, que chegou ao primeiro gol aos 19 minutos. A jogada do gol iniciou com Mateus. O meia infiltrou-se entre os beques da Lusa e serviu Everton. O atacante com estilo tocou para abrir o marcador, 1 a 0 para o Jardim do Lago.
Pouco criativa, a Portuguesa não tinha opções para incomodar. Aos 30 minutos Edinho, de falta, tocou a bola para a linha de fundo. Pouco para uma equipe que precisava da vitória. Vencendo por 1 a 0, o Jardim do Lago procurou tocar a bola. Isto é, valorizar a posse de bola. Aos 43 minutos, a Portuguesa poderia ter empatado. Confusão na zaga do Lago, onde o goleiro Rafinha apareceu para tocar para escanteio e garantir o resultado do primeiro tempo para sua equipe.


GOLS E POLÊMICA:
A derrota encurtaria o caminho da Portuguesa rumo a próxima fase. Além do mais, o primeiro tempo pertenceu ao adversário. Precisando do resultado positivo, no intervalo o técnico Maciel foi ousado, aos tirar três jogadores. Fabinho, Flávio e Giliardo deram lugares a Fernandinho, Cesinha e Alex. As alterações deram vida para a Lusa, que empatou a partida aos 11 minutos. Pelo setor esquerdo Sapinho tocou para Baia igualar o marcador, 1 a 1.
Fernandinho, que entrou no intervalo, passou a ser a referência da Portuguesa nas jogadas ofensivas. Quatro minutos após o gol de empate, Edinho assustou o Jardim do Lago. Atuando na meia-cancha, o ex-jogador do Independente cobrou escanteio. Seria gol olimpico, mas o goleiro Rafinha desviou para a linha de fundo. Dois tempos distintos. Se na primeira etapa o Lago foi melhor, no segundo tempo a Portuguesa foi a dona da bola.
Esta superioridade fez a Lusa chegar a virada. Aos 21 minutos, Fernandinho fez bela jogada pela direita. A bola sobrou para Sapinho, que não perdoou, 2 a 1. Melhor postada em campo a Lusa partiu em busca do terceiro gol. Acoado, o Jardim do Lago procurava evitar o terceiro gol do adversário. Aos 30 minutos, Edinho cobrou escanteio e a bola viajou, encontrando Alex, que de cabeça balançou a rede de Rafinha. Sem explicação, o árbitro André Requena anulou o gol para a revolta dos jogadores e da comissão técnica da Portuguesa. No lance o árbitro entendeu que Alex empurrou o seu marcador.
Quem tirou proveito da revolta da Lusa foi o Jardim do Lago, que igualou o placar do jogo aos 38 minutos. Bola levantada na área e o goleiro Agrene saiu para cortar, porém falhou feio. Quem aproveitou do vacilo do goleiro foi o atacante Fábio, que empatou o jogo, 2 a 2.
Nada estava definido, pois o jogo era muito disputado. Aos 41 minutos outra falha do árbitro André Requena. O ala Marlon desviou a bola com a mão, pênalti não marcado. Novamente o time Luso foi prejudicado. Final de jogo, empate em dois gols. Foi melhor para o Jardim do Lago que vai a quatro pontos na classificação. Já a Portuguesa somou o segundo ponto na Copa Gazeta Ouro. (Naldo Dias)

Ficha Técnica

Portuguesa 2 x 2 Jardim do Lago

Gols - Everton aos 19 minutos do 1º tempo e Fábio aos 38 minutos do 2º tempo (JL); Baia aos 11 e Sapinho aos 21 minutos do 2º tempo (POR)
Local - CT Pinóquio
Árbitro - André Requena.
Auxiliares - Fabiano Moura Nunes e Clodoaldo da Silva
Portuguesa - Agrene, Fabinho (Fernandinho), Lú, Cascão e Zoinho; Edinho, Baia, Flávio (Cesinha) e Gilberto (Dinho); Sapinho e Giliardo (Alex). Técnico - Maciel.
Jardim do Lago - Rafinha; Baca, Douglas, Felipe e William (Marlon); Gabriel (Douglas), Caxias (Lala), Mateus e Xandy (Éder); Everton (Erick) e Cebola (Fábio). Técnico - Rena.

Nenhum comentário: