segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Santa Cruz sofre para eliminar o Jardim do Lago e agora enfrentará o Santo Antônio na semifinal



Santa Cruz e Jardim do Lago fizeram um dos jogos mais emocionantes da Copa Gazeta Ouro deste ano (22/11/2009). O empate por 2 a 2, no Sesi, pode ser visto ao vivo pela TV Jornal. Bom para o telespectador, que foi premiado com o espetáculo. Com o resultado, o time da Vila Queiroz, comandado pelo técnico Roberto Silas Martins, segue na competição em busca de seu oitavo título, enquanto o valente Jardim do Lago fica fora por um ponto apenas.
Santa Cruz e Jardim do Lago chegaram empatados em número de pontos para a última rodada da fase de classificação do Grupo A da Copa Gazeta Ouro. Acontece que o saldo de gols do Santa era melhor, o que lhe deu a chance de jogar pelo empate. Restava ao Jardim do Lago vencer ou torcer para que o desclassificado Nova Itália, que vinha de duas derrotas consecutivas, conseguisse parar a Portuguesa. A Lusa por sua vez, precisava vencer o Nova Itália por dois gols de diferença, sem precisar depender do resultado do Sesi. E foi exatamente o que aconteceu: 2 a 0, na medida.
O clima era tenso nos vestiários do Jardim do Lago antes da partida. Alguns titulares chegaram atrasado e começaram no banco, como por exemplo o meia Xandy, principal jogador da equipe. Até o uniforme da equipe chegou em cima da hora, trazido pelo presidente Murilo.
Talvez esse nervosismo tenha influenciado diretamente no início da partida, pois logo aos 8 minutos, Juninho tabelou pela direita e bateu cruzado para a defesa parcial da Rafinha. O rebote ficou com Guilherme, que encheu o pé para abrir o placar, Santa Cruz 1 a 0. O segundo gol só não saiu por acaso. Aos 12 minutos, Ricardo cobrou uma falta da direita e o centroavante Faísca, ex-Independente, subiu sozinho, escorando por cima do gol. Nem ele acreditou no gol perdido.
A primeira chance do Jardim do Lago foi criada apenas aos 19 minutos, quando Marlon tabelou com Matheus Garcia pela esquerda e bateu cruzado para fora. O domínio era total do Santa Cruz, que tinha personalidade nos toques de bola e envolvia facilmente o adversário com tabelas pelo meio. Com o placar ao seu favor, o meia Piá começou a brincar, irritando seus marcadores e dando seu tradicional show a parte. Aos 23, Pel recebeu no comando de ataque, se livrou do marcador e bateu rasteiro, à direita do gol.
O segundo gol do Santa Cruz aconteceu aos 26 minutos. Escanteio cobrado por Guilherme da direita e gol de cabeça de Pel, livre na segunda trave, 2 a 0. Irritado, Rena imediatamente sacou o volante Caxias para a entrada do atacante Everton, abrindo de vez a sua equipe, já que o resultado não interessava. Dos 27 aos 47 minutos do 1º tempo não aconteceu absolutamente nada e o jogo sofreu uma queda sensível de produção.

2º Tempo



Já o segundo tempo foi eletrizante, um espetáculo mesmo. No intervalo, Everton discutiu rispidamente com o árbitro Alex Sander da Rosa Lefeu. Inteligente, Rena tirou o atacante que poderia ser expulso, colocando o rápido Jader no ataque. Não demorou muito e Xandy entrou na vaga de Luciano. As alterações incendiaram o Jardim do Lago, que cresceu assustadoramente na partida. Foi então que começou aparecer o futebol de Matheus Garcia, o "Riquelme de Limeira".
Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Fabinho, outro ex-jogador do Independente, quase desconta através de um gol olímpico. Mas é bom frisar que o Santa Cruz era sempre um time perigoso em suas investidas. Aos 12, falta cobrada por Ricardo da meia-esquerda e defesa difícil de Rafinha em seu canto direito. Aos 18, Pel recebeu na entrada da área pelo lado direito e bateu cruzado. Piá se esticou todo para tentar o gol na segunda trave, mas a bola cruzou toda extensão da área.
Quando foi anunciado que a Portuguesa vencia o Nova Itália por 2 a 0, o Jardim do Lago partiu como um rolo compressor para cima do "papa-títulos". Aos 19 minutos, Jader aproveitou sua velocidade para sair na cara de Gelson. No momento da finalização, o menino prodígio, campeão da Terceirona com o São Lourenço, acabou travado pela defesa. Aos 21, Fabinho cobrou uma falta da esquerda, levantando a bola para a área. Pel e Dê se confundiram e a bola sobrou livre para Douglas, que cara-a-cara com Gelson perdeu um gol inacreditável, mandando por cima do gol.
O Lago era todo ataque e sentiu que poderia empatar, graças ao volume de jogo apresentado. Aos 22, Matheus Garcia carregou pela direita e viu Gelson adiantado. O meia tocou com categoria por cobertura, mas a bola caprichosamente não entrou. Seria o gol da rodada. O primeiro gol era uma questão de tempo e aos 23, na jogada ensaiada de falta, Xandy rolou para o chute de Cebola, que passou à direita de Gelson.
O técnico Roberto Silas Martins sentiu que seu time sofreu uma queda de produção e tratou de fechar a defesa, colocando Torres e Carlinhos nos lugares de Pel e Faísca. Isso atraiu ainda mais o Jardim do Lago para seu campo de ataque.
O Santa Cruz esperava o momento certo para liquidar o jogo. Aos 26, Juninho puxou um contra-ataque pela direita e cruzou na cabeça de Indião. O artilheiro da Terceirona cabeceou no chão e Rafinha fez um milagre. O próprio Indião pegou o rebote e acertou um petardo na trave de Rafinha, na melhor chance do time da Vila Queiroz no segundo tempo. No banco de reservas, Rena dizia ao repórter César Roberto: "Perdido por 2, perdido por 1.000".
Aos 32 minutos, finalmente a casa do Santa Cruz caiu. Passe milimétrico de Xandy e gol de Matheus Garcia, que recebeu na meia-lua da grande área e com extrema categoria, encobriu o goleiro Gelson, golaço, 2 a 1.
A partir daí o que se viu foi um time ligado a mil na tomada contra uma defesa amendrontada. Luxa não parava de coçar a cabeça na lateral do gramado. Aos 39, por pouco o Santa Cruz não freou a reação do adversário. Torres escapou pela direita e bateu cruzado. Indião, livre na segunda trave, chegou um segundo atrasado no carrinho. Aos 41, falta na meia-direita para o Jardim do Lago e bomba de Eric Nogueira, que tinha acabado de entrar na partida. A bola ainda desviou na barreira antes de entrar, 2 a 2 e fogo no jogo.
Foram 7 minutos de pressão total do Jardim do Lago, que aparentava estar exausto em campo. Através de duas bolas paradas, dois levantamentos foram feitos para a área, mas em ambos a defesa do vermelho e branco afastou. Fim de jogo e classificação dramática do Santa Cruz. Para o Lago restou a hombridade de deixar a competição de cabeça erguida e com 5 pontos somados. "Se tem mais 5 minutos venceríamos a partida", comentou Jader, destaque do segundo tempo.

No sorteio




Como Santa Cruz e Portuguesa terminaram a primeira fase com campanhas idênticas, a organização da Copa Gazeta Ouro realizou um sorteio no período da tarde. Deu Santa Cruz, que por ficar em primeiro lugar do grupo, pegará o Santo Antônio nas semifinais, revivendo o duelo do Campeonato Amador. Na outra semifinal, a Portuguesa terá pela frente o Estudantes. Os locais já foram definidos. O jogo entre Estudantes e Portuguesa será disputado no Estádio Comendador Agostinho Prada, com transmissão ao vivo da Tv Jornal. Já o duelo entre Santa Cruz e Santo Antônio será no CT Pinóquio, com transmissão da Rádio Educadora 1020 AM. (Edmar Ferreira)



Ficha Técnica
Santa Cruz 2 x 2 Jardim do Lago
Gols -
Guilherme aos 8 e Pel aos 26 minutos do 1º tempo (SC); Matheus Garcia aos 32 e Eric Nogueira aos 41 minutos do 2º tempo (JL)
Local - Sesi
Árbitro - Alex Sander da Rosa Lefeu
Santa Cruz - Gelson; Juninho, Nelson (Dê), Adriano e Ricardo; Joari, Charles, Pel (Torres) e Piá (Indião); Faísca (Carlinhos) e Guilherme (Paulinho). Técnico - Roberto Martins.
Jardim do Lago - Rafinha; Baca (Eric Nogueira), Douglas, Felipe e Marlon (Murilo); Carlão, Caxias (Everton) (Jader), Gabriel e Fabinho (Cebola); Luciano (Xandy) e Matheus Garcia. Técnico - Rena.
Ocorrências - cartões amarelos para Ricardo (SC), Caxias, Rafinha e Douglas (JL).

Nenhum comentário: