quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Estudantes é parado por Renatinho e fica no empate com o Santo Antônio


Um goleiro iluminado. O rio-clarense Renatinho, ex-jogador da Internacional de Limeira, foi o herói do Santo Antônio no empate com o Estudantes por 1 a 1, ontem pela manhã no Sesi (15/11/2009), em partida que foi transmitida ao vivo pela TV Jornal e que abriu a segunda rodada da Copa Gazeta Ouro. O resultado manteve as duas equipes na liderança e a um empate da classificação para as semifinais. Santa Rosa e Brasil FC precisarão vencer seus jogos no próximo domingo e ainda por cima por placares elásticos.
Quem olhou para o céu antes do confronto, tinha a nítida impressão de que não teríamos futebol no Sesi. A ameaça de dilúvio virou ventania e uma chuva leve. Mesmo assim, deu trabalho para a equipe técnica da TV Jornal, que precisou se desdobrar para colocar a transmissão no ar.
O primeiro ataque perigoso foi do Estudantes, isso aos 11 minutos. Vítor Hugo levantou para a área da direita e Fio cabeceou à esquerda do gol. Até então o Santo Antônio não havia criado boas oportunidades. Foram apenas dois chutes de fora da área, um com Zé Carlos e outro com o aniversariante Freicon, ambos por cima do gol. Aos 19 minutos, o ala PC cobrou uma falta da esquerda e o goleiro Renatinho mandou à escanteio, já que a bola bateu no gramado molhado, quase entrando em seu canto. Era a primeira de uma série de defesas do "santo milagreiro". Aos 27, Valdo cruzou para Gil, que dominou, girou e bateu no meio do gol, facilitando o trabalho do goleiro adversário.
O domínio inicial da partida era do Estudantes, mas quem saiu na frente foi o Santo Antônio aos 28 minutos. Falta cobrada por Fabiano Negreiro da esquerda e desvio de cabeça de Zé Carlos, 1 a 0. O Estudantes continuava tentando seu gol nas bolas paradas. Aos 31, Digão cobrou uma falta da meia-esquerda e Renatinho voou em seu canto direito para evitar. No contra-ataque, por pouco o time de Sebastião Reis, o "Sexta-Feira 13", não ampliou. Carlão foi desarmado por Léo, que foi sozinho em direção ao gol. Por incrível que possa parecer, ele finalizou três vezes contra o gol de Frank: só faltou o gol.
Com a contusão de Vítor Hugo ainda no primeiro tempo, o técnico Dori abriu de vez o Estudantes com a entrada de Dega. O atual vice-campeão amador ganhou velocidade e mais opções de ataque. Aos 39 minutos, Fio escapou pela esquerda e bateu cruzado. A bola sobrou livre para Gil, que perdeu o controle da mesma, não conseguindo o arremate. Aos 40, PC recebeu na meia-esquerda e bem ao seu estilo, soltou uma bomba. Renatinho fez uma defesa espetacular em seu canto esquerdo, provando que vive realmente uma grande fase. Aos 43, o Estudantes teve um gol anulado. No passe de Valdo para Marcelo, o meia desviou, deixando Gil na cara do gol, mas o goleador estava impedido. Mesmo assim, completou a jogada, não sendo advertido pelo árbitro penapolense Flávio Rodrigues Guerra, aquele mesmo que marcou 4 pênaltis no clássico entre São Paulo e Palmeiras.
O mesmo Gil teve participação direta no gol de empate. Ele recebeu na direita aos 44 minutos e cruzou à meia-altura para Digão. O zagueiro Zé Carlos tentou cortar e com o peito marcou contra, 1 a 1. Na saída do meio-de-campo, o Estudantes tomou a bola e Fio arriscou da intermediária, por cima do gol.


Estudantes mandou no segundo tempo

O segundo tempo foi de um time só: o Estudantes. A saída de Fabiano Negreiro para a entrada de Fábio enfraqueceu o sistema defensivo, abrindo mais espaços para o time de Dori. Graças ao goleiro Renatinho a virada não aconteceu. Aos 2 minutos, o arqueiro se esticou todo para evitar o gol de falta de Digão, que cobrou fechado da ponta-esquerda. Aos 4, Dega recebeu em velocidade de Fio, invadiu a área pela direita e bateu forte para outra intervenção de Renatinho. O nome do jogo era mesmo o goleiro do Santo Antônio, que aos 12 minutos operou um milagre ao defender uma falta cobrada com maestria por Digão da meia-lua. Foi a defesa do jogo.
Só dava Estudantes e aos 17, Dega que não marca um gol na Copa Gazeta há 3 anos, recebeu na entrada da área e bateu cruzado, por cima do gol. PC também arriscou de fora da área aos 29, porém sem sucesso. Aos 34, Dega enxergou Fio livre pela esquerda e fez o lançamento de trivela. O grandalhão cortou pelo meio e bateu rasteiro para uma defesa difícil de Renatinho, essa em dois tempos.
Encolhido na defesa, o Santo Antônio criou uma única chance nos 45 minutos finais. Rogerinho e Igor, que tinham acabado de entrar na partida, participaram de uma jogada pela esquerda, até que a bola foi rolada para Fábio. O meia pegou de canhota da meia-esquerda e a bola foi à esquerda do gol de Franck. Além de Renatinho, destaque para o zagueiro Anderson, impecável nas bolas aéreas. Na próxima rodada teremos Santo Antônio x Santa Rosa e Estudantes x Brasil FC. (Edmar Ferreira)

Ficha Técnica - Rodada 02 - Jogo 03

Estudantes 1 x 1 Santo Antônio
Gols -
Zé Carlos aos 28 minutos do 1º tempo (SA) e Zé Carlos (contra) aos 44 minutos do 1º tempo (ES)
Local - Sesi
Árbitro - Flávio Rodrigues Guerra
Estudantes - Franck; Beto, Carlão, Valério e PC (Edson Laranjinha); Marcelo (Adriano Iversen), Valdo, Vítor Hugo (Dega) e Digão; Fio e Gil. Técnico - Dori.
Santo Antônio - Renatinho; Neguitão, Anderson, Zé Carlos e Danilo; Vampeta (Nicola), Fabiano Negreiro (Fábio), Freicon e Wânder (Rogerinho); Léo (Igor) e Nadiel (Curumim). Técnico - Sebastião Reis.
Ocorrências - cartões amarelos para Valdo (ES), Neguitão, Anderson e Fábio (SA).

Nenhum comentário: