quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Santa Cruz joga para ‘o gasto’ e vence


Santa Cruz e Nova Itália se enfrentaram ontem pela manhã o bairro do Jaguari (15/11/2009). O campeão amador de 2009 vinha de um empate contra a Portuguesa e o rubro-verde do Jardim Piratininga de uma derrota frente ao Jardim do Lago. Desde os primeiros minutos, porém, foi o Nova Itália quem assumiu uma postura mais ofensiva. Com maior posse de bola o time fazia variações e exercia forte pressão na saída de bola do Santa Cruz.
Mesmo assim, o Santa era mais perigoso quando chegava ao ataque. Aos 6 minutos o experiente Pel foi o primeiro a arriscar. Chute forte, a meia altura, obrigando o goleiro Fabiano a praticar sua primeira grande defesa. Dois minutos depois foi a vez de Duda experimentar. Na lateral direita ele mandou um tiro rasteiro, forte, mas a bola ganhou as redes pelo lado de fora.
A partida era lá e cá até que aos 13 minutos o Santa Cruz abriu o marcador. Pouco a frente da intermediária era assinalada uma falta e Ricardo pediu para bater. O meia mandou a bola para o ângulo esquerdo de Fabiano que nada pode fazer. Santa 1 a 0.
O gol abateu o Nova Itália, que precisava da vitória desesperadamente. Nervosos, os jogadores começaram a errar muitos passes e a partida se concentrou pelo meio, sempre a faixa do gramado mais difícil de trabalhar. As opções não apareciam obrigando os meias Robinho e Lela a jogarem recuados demais. O Santa não queria saber de brincadeira e encaixou novo lance de perigo aos 33 minutos. Depois de uma jogada envolvente pela direita, Pel chegou até a linha de fundo para cruzar. Nirlei acompanhava o lance com atenção e, na pequena área, recebeu a bola livre para empurrar contra as redes, aumentando a vantagem do Santa: 2 a 0. O Nova Itália respondeu em seguida, através de Lela, que emendou uma bola espirrada. O chute saiu forte, porém ganhou altura e se perdeu.
O Nova Itália voltou com alterações na segunda etapa e o time parecia melhor postado em campo. Logo no primeiro minuto Robinho arrematou de fora da área e a bola lambeu o travessão. Na reposição de bola foi a vez do Santa Cruz assustar. Guilherme acertou bom cruzamento e Nirlei, mais uma vez, surgiu livre e arrematou. Bola desviada para a linha de fundo. O Santa Cruz era uma equipe mais robusta em campo, porém.
Jogando pelas laterais, algo que o Nova Itália só conseguiria na metade da segunda etapa, os avanços eram quase freqüentes, embora ficasse exposto aos contra-ataques. Pel continuava mandando na meia-cancha. Depois de perder um gol feito aos 5 minutos, ele repetiria a dose aos 19, depois de conseguir um conseguir ‘chapelar’ um adversário, invadir a área e chutar. A bola foi desviada para escanteio.
O Nova Itália estava entregue. Aos 23 minutos Nirlei recebeu falta próximo da meia lua. Guilherme bateu e obrigou magistral defesa de Fabiano. Aos 26, bola na trave do Nova Itália, depois de uma bom arremate de Ricardo. Minutos depois novamente Nirlei esteve envolvido em trama ofensiva, desta vez arriscando com a perna esquerda. O tiro saiu torto. O Nova Itália, nos últimos dez minutos, ensaiou uma reação, mas decididamente seus atacantes não viviam uma jornada inspirada. Os erros continuaram freqüentes e não conseguiram superar os zagueiros Xuxa e Leandro, sempre precisos. Fim jogo, vitória justa do Santa Cruz, um time mais experiente que chegou aos quatro pontos na competição. O Nova Itália apenas cumpre tabela na última rodada. (Roberto Lucato)

Ficha Técnica - Rodada 02 - Jogo 01
Nova Itália 0 x 2 Santa Cruz

Gols - Ricardo aos 13 e Nirlei aos 33 minutos do 1º tempo (SC)
Árbitro - Luciano Leoldine
Auxiliares - Róbson Neves Paganini e Graciane Fernandes Paganini.
Nova Itália - Fabiano; Thiaguinho, Tomaz (Felipe), Baiano e Diego (Fabinho); Misael (Shinobi) Buiu, Robinho e Duda (Del); Lela (Gilmarzinho) e Tatu (Emerson). Técnico - Daniel Calderon.
Santa Cruz - Gelson; Juninho, Leandro (Nilson), Xuxa e Dedé (Joari); José Charles, Ricardo, Pel e Guilherme; Indião (Torres) e Nirlei (Apolo). Técnico - Roberto Martins.

Nenhum comentário: